14 Setembro 2018 - 15:20

Alagoas sobe oito posições no Ranking de Competitividade dos Estados de 2018

Ilustração
Estado saiu da 24ª para a 16ª posição e é o primeiro colocado na avaliação fiscal

O Alagoas subiu oito posições na edição 2018 do Ranking de Competitividade dos Estados, feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e a The Economist Intelligence Unit. O Estado apresentou resultados positivos em oito dos 10 pilares de avaliação, puxados, principalmente pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade Social.

O estudo foi lançado na sexta-feira (14), na sede da B3, em São Paulo.

Na avaliação deste ano, Alagoas foi um dos grandes destaques saindo da 24ª para a 16ª colocação no ranking geral. O maior destaque foi no pilar de Solidez Fiscal, o Estado subiu uma colocação está no topo do Ranking neste quesito.

Segundo análises feitas pelo CLP, esse resultado pode ser consequência da renegociação da dívida com a União. O Alagoas diminuiu o pagamento de juros e, consequentemente a quantidade de recursos destinados a este fim. O Resultado Nominal do Estado também melhorou bastante, e o Estado também é um dos poucos do país que apresenta resultado primário positivo, além de uma situação fiscal sólida com capacidade de investimento e orçamento equilibrados.

Em Segurança Pública, o Estado deu um salto de sete posições. Além de subir cinco posições em Sustentabilidade Ambiental (de 19º para 15º), quatro em Educação (de 26º para 22º) e em Sustentabilidade Social (de 26º para 22º).

Alagoas também subiu duas posições em Eficiência da Máquina Pública (de 21º para a 19º) e em Infraestrutura (de 15º para 13º). Em Capital Humano foram três posições (de 20º para 17º). Esta soma de resultados explica a melhora o seu desempenho.

Os únicos pilares nos quais o Estado teve queda em desempenho foram os de Inovação (21º), no qual caiu duas colocações e Potencial de Mercado (20º), com menos uma.

Os resultados completos do ranking estão disponíveis no site: http://www.rankingdecompetitividade.org.br/

Sobre o Ranking

O Ranking de Competitividade dos Estados é uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil, e busca pautar a atuação de líderes públicos em 10 áreas-chave. Disponível em uma plataforma online, o ranking traz um diagnóstico completo das performances estaduais em 68 indicadores distribuídos entre os pilares de Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social.

Sobre o Centro de Liderança Pública (CLP):

O Centro de Liderança Pública é uma organização suprapartidária e sem fins lucrativos que trabalha na formação de gestores públicos para tornar o Estado brasileiro mais democrático e eficiente. Focado no desenvolvimento de lideranças e na conquista de mudanças estruturais para o desenvolvimento do País, o CLP atua com diversos setores buscando transformar o Brasil em articulação com a sociedade.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯